Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2016

ANATOMIA DO SONO


Não se considera mais o sono apenas como um período em que passamos inconscientes. Trata-se de um estado dinâmico, em que níveis variáveis de atividade elétrica e fluxo de substâncias químicas (neurotransmissores) atuam em diversas áreas do cérebro. Para que isso ocorra, existem 2 estruturas localizadas no hipotálamo que são responsáveis por determinar a hora em que adormecemos e acordamos. 
A HORA DE DORMIR

O sono depende das células do NÚCLEO PRE-ÓPTICO VENTROLATERAL (VLPO). É necessário o acúmulo de adenosina, que ocorre ao longo dia, para que a vontade de dormir aconteça. Devido a esse acúmulo no cérebro, o VLPO emite um sinal para que os centros de vigília deixem de produzir as substâncias que nos mantém alertas, como a histamina, por exemplo.    





A HORA DE ACORDAR

O despertar é iniciado pelo relógio biológico do corpo, localizado em outro grupamento celular, o NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO (SCN), o qual reage a presença de luz. Ao detectar a presença de luz no ambiente, o SCN emite a ordem de despertar que inibe os sinais do VLPO, reativando o sistema de vigília.


ESTRUTURAS ANATÔMICAS RESPONSÁVEIS PELO SONO

  • HIPOTÁLAMO: essencial ao sono. Contém grupos de neurônios que governam o ritmo circadiano e regulam as substâncias químicas que são responsáveis pelo sono e vigília. 
  • TÁLAMO:  inibe os estímulos sensoriais permitindo que o cérebro se concentre em processar as informações adquiridas durante o dia. 
  • GLÂNDULA PINEAL: a partir do pôr do sol, o relógio biológico detecta a diminuição da luminosidade e inicia a produção da melatonina que  prepara o cérebro para o sono. 
  • HIPOCAMPO:  essencial para a memória. Durante o sono REM reativa as memórias que serão armazenadas. 
  • PONTE: participa do despertar e da ativação dos sonhos. Durante o sono REM inibe os sinais da medula espinhal, impedindo nossa expressão física nos sonhos. 
  • CÓRTEX CEREBRAL: é ativado no sono REM por sinais emitidos pela ponte. Os sonhos talvez sejam tentativas do córtex para criar uma "narrativa" com base nas informações coletadas durante a vigília.
  • RETINA: contém células que enviam um sinal de despertar ao cérebro quando detectam a luz do amanhecer. 
Fonte: National Geographic Society (Adaptado). 

ITO Clínica - Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral 
Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701 - Copacabana RJ.
Tel. (21) 2512 5151                 faustoito@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário