Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Efeito do Aparelho ITO - Ronco e Apneia do Sono


Efeito do aparelho bucal de avanço mandibular (Aparelho ITO - Sistema Dinâmico de Ação) na Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono: Resultado de 36 pacientes.

A apneia do sono é um problema de saúde pública que acontece devido à obstrução da passagem de ar na região da garganta. É mais prevalente na população adulta, acima do peso e com mais de 40 anos. Estudos epidemiológicos realizados no Brasil comprovam que o problema atinge 33% da população geral e aumenta para 50% nas pessoas com mais de 50 anos. As interrupções da respiração podem ocorrer durante centenas de vezes ao longo da noite reduzindo os níveis de oxigênio do sangue causando a fragmentação do sono, e, consequentemente, ocasionando problemas cardiovasculares graves como hipertensão, infarto do miocárdio, além de lapsos de memória, dificuldade de raciocínio e queda na qualidade de vida.

A pesquisa coordenada pelo Dentista Dr. Fausto Ito e pelo Neurologista Dr. Márcio Bezerra, acompanhou durante 6 anos os efeitos do Aparelho ITO de avanço mandibular dinâmico para tratamento dos distúrbios respiratórios do sono. O trabalho foi apresentado recentemente no XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 24 e 27 de agosto de 2010.

O objetivo dos autores foi avaliar a eficácia do aparelho em pacientes que sofriam de roncopatia, sonolência excessiva e apneia obstrutiva do sono. Foram selecionados 36 adultos (20 homens e 16 mulheres) com média de idade de 53 anos. Os voluntários preencheram questionários de sonolência (Epworth), de volume do ronco (Stanford) e foram submetidos ao exame de polissonografia noturna antes e após o uso do aparelho bucal. A pesquisa que iniciou em 2004, teve seu projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Os resultados mostraram que o Aparelho ITO foi capaz de eliminar o ronco, normalizar os índices de apneia leve e moderada e reduzir de forma significativa a sonolência excessiva durante o dia após uso contínuo do aparelho bucal todas as noites. O exame de polissonografia noturna realizado num período médio de 6 meses, comprovou a eficácia de 83% dos casos.

O aparelho também foi testado em pacientes com apneia grave que não se adaptaram à máscara nasal (CPAP) ou não obtiveram sucesso com as cirurgias de garganta. O dispositivo reduziu os índices de apneia pela metade em 92% dos casos com consequente melhora dos sintomas clínicos e da qualidade de vida dos voluntários.

“O sistema dinâmico do Aparelho ITO atua sem restringir os movimentos mandibulares durante o sono, desta forma proporcionou conforto durante o uso sem causar danos as ATMs (articulações temporomandibular), facilitou a adaptação e garantiu a adesão dos voluntários a longo prazo. A utilização de aparelho bucal é uma opção eficiente de tratamento para esses problemas” – explica o Dr. Fausto Ito, Dentista e Diretor da ITO Clínica – Ronco & Apneia do Sono (RJ).

* Veja as fotos do Aparelho ITO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário