Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2009

Sonolência no trabalho?


Por Dr. Fausto Ito.

A sonolência excessiva durante o dia é uma queixa muito comum em consultórios de profissionais que tratam de distúrbios do sono. Estima-se que a sonolência excessiva está presente em torno de 14% da população geral.

A sua importância reside no fato de que ela está relacionada com graves consequências para o indivíduo, no que diz respeito a queda na sua qualidade de vida como no desempenho das suas atividades profissionais, intelectuais e envolvimento em acidentes de trânsito e trabalho.

As pessoas que não dormem bem, tanto em termos quantitativos e principalmente, qualitativos, apresentam com frequência resposta mais lenta aos estímulos externos e graus variados de dificuldade de concentração, de raciocínio e reflexos.

As repercussões no desempenho cognitivo observadas nessas pessoas são resultantes da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro que ocorre durante o sono.

O déficit cognitivo pode comprometer gravemente a habilidade das pessoas de desempenhar uma série de atividades, dentre elas a capacidade de dirigir de maneira segura.

Inúmeras são as causas da sonolência e, sabidamente, ela é afetada por hábitos inadequados de sono, pela idade, pelo uso de medicamentos, estilo de vida, álcool e drogas. Dentre as causas, o ronco, as apneias (paradas na respiração durante o sono) e a narcolepsia são as mais frequentemente encontradas em pessoas com sonolência grave.
A pessoa que dorme mal, fatalmente, é mais lenta, mal humorada, apresenta uma sensação persistente de cansaço, é menos produtiva e poderá ser rotulada, injustamente, de "preguiçosa". Fatores como estresse, obesidade, depressão, ronco, diminuição da libido, dificuldade de raciocínio, de concentração, lapsos de memória além da queda no rendimento intelectual e da libido são indicativos desse distúrbio, assim como os acidentes de trabalho e de trânsito.

Existe uma escala de sonolência chamada Epworth utilizada mundialmente para ajudar na investigação desses distúrbios. É um teste simples cujo interesse é saber qual a probabilidade de uma pessoa cochilar ou adormecer em determinadas situações:

Veja a seguir e faça o seu próprio teste.

Utilize a escala apresentada abaixo para escolher o número mais apropriado para cada situação:

A) nenhuma chance de cochilar

B) pequena chance de cochilar

C) moderada chance de cochilar

D) alta chance de cochilar

SITUAÇÃO / CHANCE DE COCHILAR

Sentado e lendo.

Assistindo TV.

Sentado em lugar público, sem atividade (sala de espera, cinema, teatro, reunião).

Como passageiro de trem, carro, ônibus, andando 1 hora sem parar.

Deitado para descansar a tarde quando as circunstâncias permitem.

Sentado e conversando com alguém.

Sentado calmamente, após almoço, sem álcool.

Se estiver no carro, enquanto para por alguns minutos no trânsito intenso.

Some a sua pontuação:

A - ZERO

B – 1 PONTO

C – 2 PONTOS

D – 3 PONTOS


RESULTADO:

0–9 Normal

10 – 15 Sonolência leve

16 – 20 Sonolência moderada

21 – 24 Sonolência grave


* Artigo publicado no Portal Projeto Diário: http://www.projetodiario.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário